A vacina contra a dengue estará disponível das 8h às 12h em oito unidades de saúde de Manaus, neste sábado (2). O atendimento inicialmente é voltado a crianças de 10 e 11 anos, conforme orientações do Ministério da Saúde.

O imunizante Qdenga tem distribuição administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Das oito unidades para atender a população infantil para controlar a epidemia, a Clínica da Família Carmen Nicolau, localizada no Lago Azul, na zona norte da capital, terá funcionamento ampliado.

Essa unidade em específico está estruturada para funcionar aos sábados e domingos das 8h às 18h.

“Dado recente da Semsa aponta que 6.388 doses da vacina haviam sido aplicadas. Precisamos reforçar que pais e mães levem a sério o compromisso de proteger as crianças. Nossas unidades funcionam todos os sábados para ampliar o acesso ao imunizante”, diz o subsecretário da Semsa, Djalma Coelho.

Além das unidades tradicionais, a vacina estará disponível no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no centro manauara, também neste sábado das 8h às 11h.

Na ocasião, serão realizadas ações de esclarecimento e sensibilização da população para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e também de zika e chikungunya.

O esquema vacinal da Qdenga contempla duas doses com intervalo de três meses após tomar a última aplicação – Foto: Divulgação/Semsa

Esquema vacinal

Em Manaus, a meta da vacinação contra a dengue é alcançar 90% das 65.037 crianças de 10 e 11 anos de idade. Para chegar a esse resultado, a Semsa planeja que a vacina seja ofertada nas escolas da rede municipal.

As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis para serem vacinadas. O documento oficial de identificação, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF e o cartão de vacina precisam ser apresentados para a aplicação da dose. 

O esquema vacinal da Qdenga contempla duas doses com intervalo de três meses após tomar a última aplicação.

“As crianças com diagnóstico confirmado de dengue precisam aguardar seis meses para começar seu esquema vacinal. Se depois de tomar a primeira dose, houver infecção por dengue, é preciso esperar 30 dias. Só após passarem os sintomas da doença, poderá receber a segunda dose do imunizante”, explica Coelho.

O órgão reforça que a Qdenga pode ser aplicada junto com as outras vacinas do calendário básico infantil, sem necessidade de intervalo.

No caso em que a criança precisa tomar as vacinas contra a febre amarela, contra a varicela e a tríplice viral, os responsáveis precisam aguardar 30 dias antes ou depois da vacinação contra a dengue, para prosseguir com a proteção vacinal contra essas doenças.

Meta é imunizar 90% das 65.037 crianças da capital amazonense – Foto: Divulgação/Semsa

Confira as unidades em funcionamento neste sábado (2):

Zona Norte

Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul (que funciona das 8h às 18h aos sábados, domingos e feriados)

USF Áugias Gadelha – Rua A, s/nº, Cidade Nova 1

USF Major PM Sálvio Belota – Rua João Monte Fusco (antiga rua das Samambaias), nº 786, Santa Etelvina

Zona Sul

USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores

Zona Leste

USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi dos Palmares

USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário

Zona Oeste

USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória

USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1