Começou nesta segunda-feira (4), a campanha contra a Tuberculose em Manaus. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), segue até o dia 27 de março.

A cerimônia de abertura da campanha aconteceu nesta terça-feira (5), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque das Tribos, bairro Tarumã-Açú, em Manaus. A campanha é uma iniciativa para alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, no dia 24 de março.

A programação da campanha contará com iniciativas de atividades educativas, busca ativas de casos suspeitos, integração com atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) e avaliação de pessoas em contato com pacientes diagnosticados com a doença.

Nesta terça-feira (5), abertura oficial da campanha, o Parque das Tribos recebeu ações de atendimento médico de clínico geral, infectologista e pediatra; coleta de exame de escarro para sintomáticos respiratórios (pessoas com tosse por duas semanas ou mais).

Também ocorreram ações de aferição de pressão arterial, da glicemia e avaliação de medida antropométrica; atividades educativas sobre tuberculose; testagem rápida para HIV (Autoteste); e disponibilização de preservativos.

Campanha contra a Tuberculose em Manaus começou nesta segunda-feira (4) - Foto: Jaqueline Macedo/FVS-RCP
Campanha contra a Tuberculose em Manaus começou nesta segunda-feira (4) – Foto: Jaqueline Macedo/FVS-RCP

A campanha acontece todos os anos com o objetivo de reforçar as ações de atendimento que ocorrem na rede municipal. É o que informa o chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeiro Alexandre Inomata.

“Considerando que Manaus ainda é a capital do país com maior taxa de incidência de tuberculose, com aproximadamente 124 casos por 100 mil habitantes, é essencial não apenas reforçar as ações nas Unidades de Saúde, mas também garantir que a população tenha consciência da importância das ações de prevenção e controle da doença”, completa Inomata.

Os dados apontam que Manaus já registrou 277 casos de Tuberculose em 2024. No ano anterior completo, os casos totais chegaram a 2.816 registros da doença.

Transmissão da Tuberculose

Causada pela microbactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), a doença infecciosa e transmissível afeta principalmente os pulmões.

O principal sintoma da tuberculose é a tosse (seca ou com catarro) e a recomendação é que as pessoas com mais de duas semanas de sintoma procurem uma unidade de saúde para realização de exames.

A transmissão da doença ocorre quando, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa, ainda sem tratamento, lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, podendo transmitir a doença para outras pessoas.

O bacilo é transmitido pelo ar e a infecção acontece pela respiração. Por outro lado, a tuberculose não pode ser transmitida pelo sexo, sangue contaminado, pelo beijo, copos ou talheres, pela roupa ou outros objetos.