Cerca de 52 mil pneus foram recolhidos de diferentes pontos de Manaus para eliminar criadouros do mosquito da dengue. A operação chamada de “Dia D” aconteceu nesta quarta-feira (6) em diferentes regiões da capital amazonense.

A ação tem sido acompanhada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) que calcula terem sidos retirados, aproximadamente, 33 toneladas de material das vias. 

Com a participação de 15 caminhões e mais de cem trabalhadores, a ação visava retirar das ruas os pneus, que frequentemente são descartados, de forma inadequada, contribuindo para a proliferação de doenças como dengue e outras enfermidades transmitidas por vetores.

Segundo a Semulsp, o pneu recolhido teve como destino a Reciclanip, uma empresa especializada na reciclagem desse tipo de material. Os pneus descartados, de forma inadequada, podem levar até 600 anos para se decompor no meio ambiente.

Pneus descartados de forma irregular prejudicam o meio ambiente – Foto: Divulgação/Valdo Leão/Semcom

Trabalho em conjunto

Durante a operação, agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), aplicaram inseticida com bomba-costal motorizada para eliminar o mosquito Aedes aegypti. Essa medida reduz o risco de transmissão de doenças.

Equipes especializadas visitaram residências e estabelecimentos comerciais, orientando os moradores e comerciantes sobre a forma correta de descarte de lixo, incluindo pneus e outros materiais que possam servir de criadouro para mosquitos.

A população pode contribuir para esse esforço adotando práticas responsáveis de descarte de lixo e denunciando locais onde pneus e outros objetos são descartados de forma irregular, pelos telefones 98842-4738 ou 98401-2542, do Disque Limpeza.

Inseticida foi aplicado para eliminar o mosquito Aedes aegypti – Foto: Divulgação/Valdo Leão/Semcom