A situação epidemiológica do Acre preocupa as autoridades de saúde, conforme revelado pelo Boletim Epidemiológico Semanal das Arboviroses divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) na terça-feira (5).
Os dados apontam um aumento significativo nos casos de dengue, com 1.174 novos registros entre 1º de janeiro e 29 de fevereiro de 2024.
Paralelamente, a campanha de vacinação contra a doença foi iniciada em meados de fevereiro, visando conter a propagação do vírus.
Desafios no combate a dengue
O estado do Acre enfrenta um desafio crescente no combate à dengue, com um aumento alarmante de 1.174 novos casos da doença reportados nos dois primeiros meses deste ano.
Esse número representa um aumento preocupante, refletindo uma incidência de 784,3 casos para cada 100.000 habitantes.
Vacinação
A campanha de vacinação contra a dengue iniciou em 16 de fevereiro em Rio Branco e em outras 10 cidades do estado.
Para reforçar essa medida preventiva, o Ministério da Saúde enviou ao Acre um total de 17.810 doses da vacina contra a doença.
A vacinação está sendo direcionada para crianças com idades entre 10 e 14 anos.
Locais de vacinação
Em Rio Branco, as doses estão sendo administradas em locais estratégicos, como na Urap Eduardo Assmar, na Policlínica Barral y Barral e no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), visando abranger o maior número possível de jovens e reduzir a propagação do vírus na região.
O enfrentamento eficaz dessa epidemia requer a colaboração de toda a sociedade, juntamente com o apoio contínuo das autoridades governamentais e de saúde pública.