A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas anunciou que a partir desta quinta-feira (7), o público-alvo da vacinação contra a dengue será ampliado para incluir crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos.
Anteriormente, apenas crianças de 10 e 11 anos estavam recebendo o imunizante. A decisão de ampliar a faixa etária segue as diretrizes do Ministério da Saúde.
A dengue é uma preocupação de saúde pública e, de acordo com o Ministério da Saúde, nessa faixa etária ampliada, o índice de hospitalização por dengue é maior, justificando a importância da vacinação preventiva.
As doses da vacina estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Para receber a vacina, é necessário que as crianças e os adolescentes estejam acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentem documentos pessoais, além do cartão de vacinação.
Gestantes, lactantes e pessoas com imunodeficiência não podem receber a dose da vacina contra a dengue. Além disso, para aqueles que tiveram a doença recentemente, é necessário um intervalo de seis meses para a aplicação da vacina.