Um paciente que está internado no Bloco E, do Hospital Geral de Roraima (HGR), denuncia que leitos do local estão com centrais de ar desligadas. O problema, na saúde estadual, segundo ele, compromete a recuperação de quem está internado no espaço.
“Isso aqui tá uma vergonha. Quase todo o Bloco E está com problemas nas centrais de ar. Eles [os funcionários] chegam, olham e não fazem nada”, disse.
O HGR é uma unidade referência na saúde estadual. Em denúncia feita ao Portal Norte, o paciente ressalta que o transtorno não ocorre em apenas um leito do Bloco E. “Tem um senhor que usa aparelho respiratório que passa mal. Não é só um leito”, afirma.
O estado de Roraima enfrenta forte estiagem, agravada pelo fenômeno El Niño. Nesta quarta-feira, 20, Boa Vista registrou temperatura de 38ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
De acordo com o denunciante, é difícil suportar o calor. “É um calor insuportável. A gente não aguenta. A gente fala com as enfermeiras, elas falam com a manutenção, mas nada é feito. É um descaso total”, lamentou.
O que diz a Sesau
A Secretaria de Saúde informa que uma equipe técnica encontra-se realizando manutenção no equipamento responsável pela refrigeração do Bloco E do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento.
A Sesau esclarece ainda que o referido problema ocorre em razão de instabilidade de energia na região onde o hospital se encontra, afetando o sistema de refrigeração que é feito por meio de VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável).