A área da saúde em Boa Vista ganhou reforço. A Prefeitura de Boa Vista inaugurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS), nesta quarta-feira, 27, no bairro Equatorial, zona oeste de Boa Vista.

A UBS Maria das Dores Pereira da Silva possui 26 salas.

Além da unidade do bairro Equatorial, o Poder Executivo Municipal entregou outras duas UBSs.

“Temos três novas UBSs em construção, que são no bairro Said Salomão, P.A. Nova Amazônia e Vila Jardim, no bairro Cidade de Satélite. Vamos dar ordem de serviço para a construção de mais quatro unidades e já garantimos recursos para outras duas UBSs, que ainda vão ser licitadas, nos bairros Asa Branca e 13 de Setembro”, disse o prefeito da capital, Arthur Henrique (MDB).

A unidade vai oferecer serviços de consultas médicas, consultas de enfermagem, acompanhamento de pré-natal, vacinação, testes rápidos, farmácia, atendimento odontológico, entre outros.

O funcionamento vai das 7h às 19h.

Estrutura e equipe de profissionais

O prédio conta com uma sala para exames de malária, onde a unidade ofertará o exame de gota espessa. 

A UBS possui ainda seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). 

As atividades de saúde em Boa Vista, na unidade do bairro Equatorial, iniciam com três equipes de Estratégia de Saúde Bucal (ESB), dois farmacêuticos e 24 Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

PCCR para agentes

A saúde em Boa Vista também ganhou nesta quarta-feira, 27, um reforço e incentivo para quem trabalha na rua.

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) passam a contar, a partir de então, com um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

O prefeito Arthur Henrique (MDB) sancionou o PCCR em cerimônia no auditório das Faculdades Cathedral.

A lei, desse modo, garante os vencimentos, benefícios, além de definir direitos e deveres para o exercício do cargo.

Fonte: Prefeitura de Boa Vista