Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) apreenderam 5 toneladas de carnes impróprias para o consumo no município do Cantá.

O produto estava acondicionado sem refrigeração, diretamente no solo, infestado por moscas e com forte mal cheiro, conforme constatado pelos fiscais da Aderr. A empresa responsável iria transformar o produto em charque para revender em mercados.

Com a apreensão, todo o material foi incinerado, as atividades da empresa foram suspensas e foi lavrada multa. A ação ocorreu na sexta-feira, 12.

A ação dos fiscais estaduais, conforme destaca o presidente da Aderr, Marcelo Parisi, teve êxito em o risco de contaminação pelas chamadas DTAs (doenças transmitidas por alimentos).

“O trabalho de fiscalização da Aderr é muito importante para garantir produtos que não comprometam a saúde pública. A Agência trabalha aliada com a sociedade para garantir o consumo seguro com alimentos saudáveis”, enfatizou Parisi.

Carne apresentava mal cheiro e estava cercada por moscas mortas - Foto: Aderr
Carne apresentava mal cheiro e estava cercada por moscas mortas – Foto: Aderr

Ader orienta sobre Doenças Transmitidas por alimentos

As doenças transmitidas por alimentos, mais comumente conhecidas como DTAs, tem causas originadas pela ingestão de alimento ou água contaminados.

Existem mais de 250 tipos de DTA, e a maioria infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas.

Também há outras doenças como envenenamentos causados por toxinas naturais (como cogumelos venenosos, toxinas de algas e peixes) ou por produtos químicos prejudiciais que contaminaram o alimento, como o chumbo ou agrotóxicos.