O Hospital de Amor está com novidade para saúde em Roraima. Além dos exames de mamografia e Papanicolau, conhecido por Preventivo, a Unidade de Prevenção oferece a homens e mulheres acompanhamento e tratamento para câncer de pele.

O serviço reforça os atendimentos na saúde em Roraima.

Segundo a dermatologista Sissernanda Coelho, em “Roraima os registros de câncer de pele são altos devido a incidência de raios solares”. 

O paciente será avaliado em consulta. Identificada lesão, será feita a biópsia para retirada e tratamento da doença. Mas em caso de melanomas com metástase, a pessoa será encaminhada para tratamento na rede pública pelo Governo do Estado.

Fatores para desenvolvimento do câncer de pele

A predisposição genética para câncer de pele, ou seja, quando há casos na família, é um dos fatores para desenvolvimento da doença.

Contudo, a alta exposição aos raios ultravioletas é a causa número um para o desenvolvimento da neoplasia.

saúde em Roraima
Consulta sobre câncer de pele – Foto: ALE-RR/Divulgação

Prevenção

Usar protetor solar de, no mínimo, fator 50, evitar exposição excessiva entre 10h as 16h, usar chapéu, óculos escuro e blusa de manga comprida com proteção UV.

A recomendação estende-se a crianças.

Localização

A Unidade fica localizada na avenida Via das Flores, no bairro Pricumã, zona Sul de Boa Vista e funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e às sextas-feiras das 8h às 17h.

Todos os atendimentos são gratuitos.

O agendamento é feito na recepção da unidade com a apresentação de documento oficial como:

  • RG, CNH ou Carteira de Trabalho;
  • CPF;
  • comprovante de residência;
  • Cartão SUS.

Hospital do amor reforça a saúde em Roraima

Fundado em junho de 2021 em Roraima, o Hospital de Amor é vinculado ao Hospital de Barretos, em São Paulo, e é referência nas ações de prevenção de câncer.

Dispõe de exames de mamografias para mulheres acima dos 40 anos, sem necessidade de encaminhamento médico, e de Papanicolau a partir dos 24 anos de idade. Neste caso, a mulher não pode estar menstruada e nem tido relação sexual nas últimas 72h antes da coleta de material.

Em casos de alteração, a paciente é submetida a uma colposcopia para investigar, de forma detalhada, as lesões presentes no colo do útero, sejam elas benignas, pré-malignas ou malignas, além do teste de HPV.

Todo esse processo é acompanhado por médico ginecologista.

No próprio Hospital de Amor é feita a CAF (cirurgia de alta frequência).