Ícone do site Portal Norte

“Movimento Nacional pela Vacinação nas Escolas” avança em Boa Vista

Vacinação em Boa Vista

Vacinação nas escolas em Boa Vista - Foto: Prefeitura de Boa Vista

Em mais uma ação de vacinação em Boa Vista, as instituições de ensino do município têm sido palco do “Movimento Nacional pela Vacinação nas Escolas” desde a segunda-feira, 22.

Após a capital aderir à ação, profissionais de saúde imunizam crianças e adolescentes com idade entre 2 meses e 15 anos em ambiente escolar e com autorização assinada pelos pais e responsáveis.

Durante o movimento, serão oferecidos os seguintes imunobiológicos: Penta, Tríplice Viral, Febre Amarela, HPV, Meningocócica e Poliomielite Inativada e Oral.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, a participação efetiva das famílias é indispensável para garantir que o público infantil receba todas as doses de vacina.

“É importante que pais e responsáveis estejam atentos à mochila do filho, onde enviamos a autorização de vacinação para assinarem. A parceria entre família, escola e saúde é muito importante para a gente conseguir o objetivo comum que é garantir um crescimento saudável das crianças”, disse.

Vacinação em Boa Vista

Para garantir uma vacinação humanizada das crianças, os profissionais deixam o espaço mais lúdico, com entrega de certificados de coragem, adesivo colado no peito das crianças, além da presença do Zé Gotinha e Maria Gotinha. Asafe Paixão, 7 anos, também está entre as crianças imunizadas. “Estou tranquilo porque sei que é importante para minha saúde”, declarou.

Vacina contra HPV

Em nova recomendação, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária do público que deve tomar a vacina contra o HPV (sigla em inglês para “Papilomavírus Humano”) para meninos e meninas com idade até os 19 anos. Profissionais de Boa Vista farão busca ativa para imunizar os jovens que ainda não tenham nenhuma dose do imunobiológico contra o HPV.

Ministério da Saúde repassará mais de R$ 1 milhão para campanhas de imunização.

No total, Roraima vai receber do Governo Federal cerca de R$ 1,2 milhão para campanhas de vacinação em Boa Vista e nos outros municípios do estado.

Um dos objetivos é dar seguimento ao desenvolvimento da Estratégia de Vacinação nas Escolas e da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

Além disso, a ideia é garantir o Monitoramento das Estratégias de Vacinação em todo o Brasil em 2024.

Fonte: Prefeitura de Boa Vista

Sair da versão mobile