A capital amazonense registrou mais dez novos casos de dengue na última semana, entre os dias 12 e 18 de novembro. Ao todo, de janeiro até maio, o município contabilizou 2.147 casos confirmados da doença.
Já os casos notificados chegam a 8.787. Deste total, 286 seguem em investigação. Até o momento, uma pessoa morreu por conta da doença. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Em relação às outras arboviroses, foi notificado um caso suspeito de zika e três de chikungunya, sem confirmação de novos casos dessas doenças.
Arboviroses
O total de casos confirmados de zika neste ano permanece em 20, entre 67 casos suspeitos, dos quais sete estão em investigação.
O número de casos confirmados de chikungunya também permanece em seis, após 124 notificações, com 41 casos ainda em análise. Não há óbitos confirmados ou em investigação por essas arboviroses.
Os números de oropouche permanecem os mesmos, com 868 casos e um óbito confirmados em 2024. Foi relatado um novo caso de mayaro, totalizando quatro casos confirmados este ano, sem registro de óbitos. Não há casos ou óbitos em investigação devido a essa doença.
Todos os casos de oropouche e mayaro são confirmados por critério laboratorial. O informe não inclui casos suspeitos dessas doenças, que não são de notificação obrigatória.
As edições do Informe Epidemiológico de dengue e outras Arboviroses da Semsa estão disponíveis no site da secretaria.
Monitoramento da dengue e outras arboviroses
A publicação é elaborada pelas gerências de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e Controle de Agravos por Vetores, e pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da secretaria, com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), sujeitos à atualização.
* Com informações da Assessoria