Para evitar o desperdício de vacinas contra dengue, a aplicação do imunizante contra a doença vai se expandir na faixa etária de 4 a 59 anos, no Amazonas. A recomendação da Fundação de vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) passa a valer a partir de sexta-feira (21).
Esta medida segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, sendo que a ampliação da faixa etária para a vacinação é de responsabilidade dos municípios, por meio das Secretarias Municipais de Saúde.
As orientações são específicas para as cidades de Autazes, Barcelos, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Manaquiri, Manaus, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.
Nayara Maksoud, secretária estadual de Saúde, reafirmou o compromisso do Governo do Amazonas com a imunização para garantir acesso universal aos serviços de saúde, evitar o desperdício de vacinas e conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância da vacinação preventiva.
Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, destacou que essa estratégia é temporária e aplicável somente às vacinas próximas do vencimento nas localidades mencionadas. Ela também enfatizou a necessidade de completar o esquema vacinal de duas doses para quem receber a primeira dose.
Além da vacinação, a FVS-RCP ressaltou a importância de medidas complementares de prevenção, como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, fundamentais para reduzir a incidência de dengue e outras arboviroses ao longo do ano.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.
* Com informações da Assessoria