A construção de duas novas Unidades de Saúde da Família (USFs) na zona Oeste da capital do Amazonas está em andamento.
No ano passado, Manaus alcançou uma cobertura de 86% na atenção básica de saúde. O objetivo para este ano é expandir os serviços para a população local e alcançar uma cobertura ainda maior.
As novas estruturas têm o potencial de beneficiar mais de 220 mil habitantes da região. A previsão é de que uma das novas unidades, localizada no bairro Lírio do Vale, seja inaugurada em agosto deste ano.
Durante a vistoria à unidade na segunda-feira (24), o prefeito David Almeida enfatizou que outras 19 reformas e construções de unidades de saúde estão em andamento na cidade.
“Estamos construindo quase 20 unidades para entrega, e aqui na zona Oeste, nos bairros Lírio do Vale e Parque Mosaico, áreas densamente habitadas, as obras estão avançando. Essas são áreas onde precisamos melhorar a infraestrutura, e estamos conseguindo construir esses espaços para oferecer à população uma melhor qualidade nos serviços de saúde”, destaca o prefeito.
Atendimentos e estrutura das USFs
Com capacidade para realizar até 1.200 atendimentos diários, as USFs oferecerão serviços essenciais de saúde, como consultas médicas, odontológicas e de enfermagem.
Além disso, estão previstos acompanhamentos de programas sociais e diversas ações de promoção e assistência à saúde, que abrangem desde cuidados materno-infantis até atendimento ao adolescente, adulto e idoso.
A nova USF no bairro Parque Mosaico seguirá os mesmos padrões de infraestrutura da unidade do Lírio do Vale, contando com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).
O local será equipado com consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, além de salas específicas para curativos, vacinação, coleta de sangue, entre outros serviços essenciais para atendimento integral à saúde da comunidade.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.
*Com informações da assessoria