A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, informou, na sexta-feira (12), que a vacina Spin-TEC está em estágio avançado de desenvolvimento. O imunizante é o primeiro totalmente brasileiro contra a covid-19.
“O CNVacinas tem uma importância estratégica para o país porque aqui tratamos de pesquisa e desenvolvimento de vacinas, novos fármacos e insumos. A Universidade Federal de Minas Gerais e o CNVacinas já estão numa fase mais avançada da vacina contra a covid-19. E há pesquisas sendo realizadas para dengue, leishmaniose e malária. Que são desafios brasileiros para responder às demandas das doenças locais”, destacou a ministra.
De acordo com o Ministério, está previsto ainda este ano o início da fase final de testes clínicos para a vacina contra a covid-19.
Em maio deste ano, o Amazonas registrou um aumento de casos devido ao vírus.
Centro Nacional de Vacinas
O Centro Nacional de Vacinas projeta-se como o principal complexo do país dedicado à pesquisa e produção de insumos farmacêuticos. Ele abrangerá todas as etapas do desenvolvimento de imunizantes, bem como a vacina contra a covid-19, e deve ser concluído até 2026.
Além disso, a ministra destacou que o Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (FNDCT) lançará os próximos editais.
Os pesquisadores desenvolverão os documentos em colaboração com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e poderão promover avanços significativos na ciência, tecnologia e inovação local.
“Nós estamos fazendo os últimos editais dos recursos do Fundo deste ano que serão de R$ 12,8 bilhões, uma conquista deste novo ciclo da retomada da ciência no país feita pelo presidente Lula de recompor integralmente o FNDCT, e Minas Gerais está dentro desses editais que fomentam as políticas públicas da ciência no país”, avaliou.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.
*Com informações da Agência Brasil