Ícone do site Portal Norte

Hiperplasia prostática: novo tratamento é testado em Manaus; veja

Hiperplasia prostática-capa

A abordagem utiliza a energia contida no vapor de água para reduzir o tamanho da próstata - Foto: Divulgação.

Em Manaus, uma nova opção de tratamento para a hiperplasia (aumento) benigna prostática está disponível aos homens afetados pela condição.

De acordo com informações do urologista Flávio Antunes, o tratamento Rezum é caracterizado por ser minimamente invasivo, que dispensa cortes e é realizado em cerca de 10 minutos.

A abordagem utiliza a energia contida no vapor de água para reduzir o tamanho da próstata e proporciona alívio duradouro enquanto preserva as funções sexuais e urinárias dos pacientes.

“A doença interfere significativamente na qualidade de vida do homem, já que o crescimento da próstata causa sintomas desconfortáveis. A energia do vapor de água, do tratamento Rezum, atinge o excesso de células do tecido e, com o tempo, a resposta de cura do corpo remove o tecido tratado, aliviando a pressão na uretra”, explica o médico.

Alívio

Pesquisas clínicas demonstram que o Rezum oferece alívio duradouro dos sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB), com uma taxa de retratamento cirúrgico de apenas 4,4% ao longo de cinco anos, sem comprometer a função sexual.

Além disso, o procedimento trata eficazmente próstatas afetadas na zona central, lobo lateral e/ou lobo mediano.

Por outro lado, o tratamento convencional para HPB inclui terapias sintomáticas e procedimentos cirúrgicos que frequentemente requerem hospitalização do paciente.

Quem pode fazer o procedimento?

O método é recomendado para pacientes com um aumento da próstata de cerca de 80 gramas, que é considerado um tamanho intermediário.

A opção adequa-se àqueles que não tiveram sucesso com tratamentos medicamentosos, não são candidatos viáveis para cirurgia ou estão apreensivos quanto aos possíveis efeitos adversos de intervenções cirúrgicas.

Como funciona o Rezum?

Cada aplicação de nove segundos utiliza 0,42 ml de vapor de água estéril aquecido, distribuído de forma rápida e uniforme pelos espaços entre as células.

A condensação subsequente libera energia térmica, o que resulta na desnaturação das membranas celulares e causa morte celular imediata.

Além disso, o tratamento fecha a vasculatura, desnerva os nervos alfa-adrenérgicos na área tratada, bem como proporciona um resultado eficiente, uniforme e previsível.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

*Com informações da assessoria

Sair da versão mobile