No dia 10 de junho, a Prefeitura de Boa Vista iniciou a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) em 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O público-alvo são crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias).
Mais de um mês depois, os índices de vacinação estão baixos em Roraima. A Organização Mundial da Saúde, a OMS, recomenda uma cobertura de 95% para evitar a reintrodução da pólio. No entanto, Roraima tem registrado taxas abaixo dessa meta.
Em comunicado, a Secretaria de Saúde de Roraima listou as ações para recuperar a alta taxa de vacinação contra a poliomielite. Entre as medidas estão: fornecer vacinas e materiais necessários aos municípios; realizar treinamentos; distribuir informações técnicas; monitorar a doença; e orientar e acompanhar as taxas de vacinação.
Conforme informado pela secretaria, as doses da vacina estão disponíveis em todas as unidades de vacinação dos 15 municípios de Roraima.
O coordenador municipal de Imunização de Boa Vista, Romildo Azevedo, reforça que os pais ou responsáveis por crianças menores de cinco anos devem levar a caderneta de vacinação no momento da imunização.
“É importante lembrar aos pais ou responsáveis por crianças nessa faixa etária que é necessário trazer a caderneta de vacinação. Precisamos avaliá-la. A criança só tomará a vacina oral se já tiver recebido as três doses injetáveis, administradas aos 2, 4 e 6 meses. Atualmente, a cobertura vacinal em Boa Vista é de 65%, bem abaixo do recomendado, mas estamos trabalhando duro para melhorar esse índice.”
As UBSs participantes da campanha contra a poliomielite funcionam de segunda a sexta, das 7h as 19h. As exceções são as unidades Olenka Macellaro, Aygara Motta e Jan Roman Wilt, que funcionam de 7h a meia noite.
Quando tomar vacina da poliomielite?
Desde 2016, o esquema vacinal contra a doença passou a ser composto por três doses da vacina injetável (VIP) aos 2, 4 e 6 meses de vida, além de duas doses de reforço com a vacina oral bivalente (VOP), conhecida popularmente como gotinha.
A vacina dá reação?
De acordo com a Fiocruz, geralmente, as reações adversas são passageiras e desaparecem em 24 a 48 horas. Alguns efeitos são dor ou vermelhidão no local da injeção, febre moderada, dor de cabeça ou dor pelo corpo.