Em julho, as carretas de apoio à saúde estarão presentes em Presidente Figueiredo e Parintins, respectivamente a 117 e 369 quilômetros de Manaus. As unidades móveis oferecerão serviços de mamografia e ultrassonografia.

Durante o ano, as carretas oferecem atendimento em vários locais, inclusive em maternidades.

Presidente Figueiredo

Em Presidente Figueiredo, os atendimentos iniciarão nesta segunda (15), e seguem até 2 de agosto, com a expectativa de realizar aproximadamente 1.650 mil exames.

A carreta estará posicionada na Praça da Juventude, na avenida Amazonino Mendes, Galo da Serra II. Os atendimentos acontecerão das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Parintins

Já em Parintins, os serviços serão disponibilizados de 19 a 30 de julho, também com previsão de realizar 1.650 mil exames de imagens.

A carreta estará instalada no Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo), na rua Batucada, 134 – Centro. Os atendimentos serão realizados das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira, além das manhãs de sábado e domingo.

Atendimentos realizados

Em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), onde as carretas de apoio à saúde estavam até sexta-feira (12), foram realizados os seguintes exames:

  • Mamografias: 153 atendimentos; e
  • Ultrassonografias: 307 atendimentos.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, explica que após uma fase em Manaus, as carretas atenderão agora os municípios do interior, a fim de levar mais atendimentos à população e ampliar o acesso aos serviços de saúde.

“Estamos ampliando ainda mais a capacidade de oferta de exames e reforçando os atendimentos nos municípios do interior. As Carretas recebem pacientes que já têm solicitação de exames”, disse Nayara Maksoud.

Os exames realizados na carreta de apoio à saúde são destinados aos pacientes que já foram atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e possuem a autorização de encaminhamento emitida pelo Complexo Regulador do Amazonas.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.

*Com informações da assessoria