Ícone do site Portal Norte

SUS APP: médicos terão acesso a prontuário digital de pacientes

sus pacientes-capa

Todas as funcionalidades do aplicativo já acumula mais de 1,8 bilhão de registros disponíveis - Foto: Divulgação.

O aplicativo Meu SUS Digital, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, agora possibilita aos profissionais de saúde acessarem o prontuário eletrônico unificado dos pacientes, com o histórico de saúde.

O acesso pode ser realizado em qualquer ponto da rede de serviços de saúde em todo o país durante as consultas.

“Até então, o prontuário estava na unidade em que o usuário fazia o seu atendimento. Agora, esse prontuário passa a estar disponível em qualquer ponto da rede em todo o Brasil no contexto de atendimento. Então, no momento em que esse paciente vai ser atendido, o profissional vai conseguir abrir o prontuário dele e ter as informações. Isso garante qualidade e continuidade do cuidado”, explicou a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, na terça-feira (16). 

Além disso, foi introduzido o Sumário Internacional do Paciente, que permite aos usuários acessarem dados essenciais, como medicamentos em uso e alergias, através do Meu SUS Digital durante atendimentos de saúde em viagens internacionais.

Todas as funcionalidades são viabilizadas pela Rede Nacional de Dados em Saúde, que já acumula mais de 1,8 bilhão de registros disponíveis.

O Meu SUS Digital destaca-se como o aplicativo mais baixado na categoria saúde entre os aplicativos gratuitos, com mais de 50 milhões de downloads e 4,5 milhões de usuários ativos.

Para promover a interatividade de todos os cidadãos com abordagem inclusiva, o aplicativo também foi atualizado para incluir a opção de informar raça e nome social.

Telessaúde

O Ministério da Saúde anunciou na última terça (16) a instalação do primeiro ponto de telessaúde em um território quilombola no Pará, que beneficiará a comunidade do Quilombo Boa Vista.

Simultaneamente, outro ponto de telessaúde foi estabelecido no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, com capacitação de equipes e fornecimento de equipamentos.

A iniciativa é parte integrante do SUS Digital e visa ampliar o acesso a diagnósticos e consultas especializadas. Nos últimos dois anos, foram realizadas 4,6 milhões de ações de telessaúde.

De acordo com informações do governo federal, também deve ser disponibilizado um incentivo de R$ 464 milhões para promover a transformação digital em todas as regiões do Brasil.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.

*Com informações da Agência Brasil

Sair da versão mobile