O 1º Brazil MICS – Simpósio Internacional de Cirurgia Cardiovascular Minimamente Invasiva, reúne especialistas de 23 a 25 de agosto de 2024 para compartilhar experiências e contribuir com o avanço da medicina brasileira.
O 1º Brazil MICS será o maior evento desse tipo no Brasil, abordando temas como cirurgias das valvas cardíacas, cirurgia coronária e tratamento de fibrilação atrial. Ele acontece em Curitiba, Paraná.
É uma oportunidade singular para cirurgiões cardiovasculares, que poderão aprofundar conhecimentos através de palestras práticas e transmissões ao vivo de cirurgias.
“O que o primeiro simpósio Brasil MICS trouxe para o Brasil é aproximar o que tem de mais moderno em termos da indústria na cirurgia cardiovascular, os cirurgiões que hoje têm maior destaque, todos eles à frente de grandes serviços internacionais e à frente das grandes sociedades internacionais. E reuniu tudo isso dentro de Curitiba, com a possibilidade pra que todos os cirurgiões brasileiros e muitos cirurgiões aqui da América Latina possam ter a oportunidade, de uma forma muito mais prática e fácil e até econômica, de estar perto desse momento especial da cirurgia cardiovascular”, explica o Dr. Milton Santoro, Cirurgião Cardiovascular e co-presidente do simpósio.
Inovações tecnológicas e a MICS
Serão exploradas técnicas modernas, como abordagens vídeoassistida, endoscópica e robótica. A robótica, em particular, será destacada como uma área promissora para o futuro da cirurgia cardíaca, mostrando como essas tecnologias podem ser aprimoradas.
“A cirurgia robótica é, sem sombra de dúvida, um grande atrativo. Nós temos expectativa de que isso vá crescer muito nos próximos anos, a gente têm observado que tem aparecido muitas novas plataformas, principalmente vindas da Índia, da China, Estados Unidos. Muito está sendo desenvolvido em termos de tecnologia e a gente deve ter muitas novidades a médio prazo já. Esses resultados devem realmente revolucionar muitas áreas da cirurgia, inclusive as próprias cirurgia cardiovasculares”, completa o Dr. Milton Santoro.
O simpósio também oferece um ambiente interativo para troca de ideias e networking, para que os participantes aprendam diretamente com os maiores especialistas da área. Vale lembrar que ele é 100% em inglês e não oferece tradução simultânea.
Programação do 1st Brazil MICS
No primeiro dia, o simpósio oferecerá cursos práticos pré-evento, onde renomados especialistas guiarão treinamentos com modelos realísticos, como cadáveres frescos congelados e corações de suínos.
Com um limite de 20 alunos por curso, esses treinamentos permitem uma experiência de aprendizado imersiva e detalhada, além de facilitar a criação de conexões profissionais importantes.
Durante o simpósio, os participantes terão acesso a palestras que detalham as técnicas mais avançadas de cirurgia cardiovascular minimamente invasiva, com transmissões ao vivo de procedimentos, proporcionando uma compreensão prática das técnicas.
Este formato “como fazer” é um dos principais diferenciais do evento, oferecendo uma visão prática além dos conhecimentos teóricos.
Cursos do Simpósio
- Revascularização Coronária Total via Toracotomia Anterior Esquerda com Dr. Oleksandr Babliak, que desenvolveu uma técnica inovadora nesta área.
- Cirurgia de Valva Aórtica Endoscópica com Dr. Joseph Zacharias, especialista em técnicas endoscópicas minimamente invasivas.
- Cirurgia de Valva Mitral Endoscópica com Dr. Tommaso Danesi, responsável pelo Serviço de Válvulas da Universidade de Boston.
- Tratamento Cirúrgico de Fibrilação Atrial com Dr. Javier Maldonado, especialista em cirurgia de arritmias.
- Aumento da Raiz Aórtica – Técnica Bo Yang com Dr. Rodrigo Souza, especialista na Universidade de Tampa.
Para mais informações sobre o evento, programação completa e inscrições, acesse o site oficial do 1st Brazil MICS – Simpósio Internacional de Cirurgia Cardiovascular Minimamente Invasiva.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.