Araguaína enfrenta um surto de diarreia aguda, com aumento de 90% nos casos nas últimas semanas. Os dados da Vigilância Epidemiológica do município revelam um salto de 270 casos no início de junho para 516 na segunda semana de julho.
As últimas três semanas de julho registraram um total de 1.221 casos, representando um aumento de 110% em relação ao mesmo período de 2023.
A principal complicação da diarreia aguda é a desidratação, que pode ser grave em crianças e idosos.
Pacientes com diarreia recorrente devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou, em casos graves, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A busca por atendimento médico é crucial se não houver melhora ou se o paciente apresentar sinais como vômitos repetidos, muita sede, recusa de alimentos, sangue nas fezes e diminuição da urina.
Cuidados para evitar a diarreia aguda
Segundo a Secretaria de Saúde de Araguaína, a população pode tomar os seguintes cuidados para evitar mais casos de diarreia aguda na cidade:
- Sempre lavar as mãos com água e sabão;
- Lavar utensílios, superfícies e equipamentos utilizados na preparação de alimentos;
- Proteger alimentos e áreas da cozinha contra insetos e outros animais;
- Guardar alimentos em recipientes fechados;
- Consumir água potável e tratada;
- Evitar o consumo de alimentos malcozidos.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.