Ícone do site Portal Norte

Ozempic: medicamento pode reduzir o risco de demência; entenda

ozempic-capa

O estudo também mostrou que usuários do medicamento apresentaram menor probabilidade de desenvolver dependência de nicotina - Foto: Robina Weermeijer/Unsplash/Shutterstock.

Um estudo recente publicado na revista eClinicalMedicine sugere que medicamentos como o Ozempic, além de sua aplicação para diabetes e perda de peso, podem ter um papel na proteção cerebral contra doenças como a demência.

De acordo com informações, o estudo inicialmente visava investigar se medicamentos para diabetes tipo 2 à base de semaglutida, o princípio ativo do Ozempic, poderiam ter efeitos negativos na saúde neurológica e psiquiátrica.

Os resultados desmentiram a hipótese e indicaram que os medicamentos não apresentam riscos adicionais em comparação com outros antidiabéticos e, de fato, oferecem proteção contra condições neurológicas e psiquiátricas.

A pesquisa revisou mais de 100 milhões de registros médicos nos Estados Unidos e incluiu mais de 20 mil pacientes em tratamento com semaglutida.

Além disso, o Wegovy, outro medicamento à base de semaglutida, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023 para o tratamento da obesidade. O fármaco estará disponível no Brasil a partir de agosto deste ano.

Dependência de nicotina

O estudo também mostrou que usuários do medicamento apresentaram menor probabilidade de desenvolver dependência de nicotina em comparação com não usuários do medicamento.

“Nossos resultados sugerem que o uso de semaglutida pode ir além do controle do diabetes, oferecendo benefícios inesperados na prevenção do declínio cognitivo e do abuso de substâncias”, explica o professor clínico da Universidade de Oxford e autor principal do estudo, Riccardo De Giorgi.

O especialista ainda ressaltou a relevância das descobertas para a saúde pública, pois sugerem uma possível redução no déficit cognitivo e nas taxas de tabagismo entre pacientes diabéticos.

O que é o Ozempic?

O Ozempic é um medicamento injetável que contém a substância ativa semaglutida. Pesquisadores inicialmente criaram o medicamento para tratar o diabetes tipo 2.

No entanto, devido à capacidade de promover a perda de peso, pessoas que desejam emagrecer têm usado cada vez mais.

O medicamento está disponível em três dosagens:

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

*Com informações da CNN

Sair da versão mobile