Ícone do site Portal Norte

Mpox: OMS declara doença como emergência de saúde mundial

OMS declara mpox como caso de emergência de saúde mundial - Foto: Divulgação/iStock.

OMS declara mpox como caso de emergência de saúde mundial - Foto: Divulgação/iStock.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a mpox, mais conhecida como varíola dos macacos, como emergência de saúde mundial, após surtos da doença na África Oriental e Central.

A decisão também ocorre porque os casos de morte pela doença têm aumentado.

A reunião foi realizada pela OMS nesta quarta-feira (14).

Os dados mostram que de janeiro de 2022 a junho de 2024, foram registrados 99.176 casos confirmados de mpox em 116 países. 

Nesse período, foram contabilizadas 208 mortes provocadas pela doença. Já no Brasil, somente neste ano foram registrados 709 casos e 16 mortes por mpox.

Apesar do aumento e a circulação de uma variante mais perigosa do vírus, o Ministério da Saúde avalia que o risco é baixo para o país.

Essa é a segunda vez que a varíola dos macacos é considerada como emergência global.

A primeira vez foi em 2022, mas como foi controlada rapidamente ela saiu da lista no ano seguinte. 

A variante Clade 1b, é a nova cepa em circulação, porque ela é considerada mais contagiosa e até 10 vezes mais letal do que a que predominava há dois anos (Clade 2).

O Comitê de Emergência da OMS emitiu o alerta para evitar a escalada de casos no continente africano e as chances de espalhamento da doença por outros continentes.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que o aumento de casos da doença deve preocupar a população.

“A mpox é conhecida no Congo há mais de 10 anos. Nos últimos dois anos, os casos explodiram e extrapolaram todos os recordes. Isso é algo que deve preocupar a todos, e, por isso, declaramos a doença como emergência internacional, perigo global. Este é o nosso mais alto nível de atenção”, disse.

Agora, a OMS começa a trabalhar com medidas sanitárias internacioanais para que a doença não se espalhe com tanta facilidade.

Além disso, o organismo internacional convocou as farmacêuticas para que novas vacinas sejam desenvolvidas.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Porque o conteúdo é confiável e em tempo real.

Sair da versão mobile