Ícone do site Portal Norte

Mpox: novos casos da doença são registrados no Paquistão; veja

mpox paquistão-capa

A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo - Foto: Divulgação/Getty Images.

Recentemente, o Paquistão registrou três novos casos de mpox, conforme comunicado pelo departamento de saúde da província de Khyber Pakhtunkhwa.

Os pacientes, diagnosticados após retornarem dos Emirados Árabes Unidos, geram preocupações quanto à possível expansão do vírus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) monitora a situação com atenção e classificou o surto como uma emergência de saúde pública de interesse internacional. O alerta surgiu após a identificação de uma nova variante do vírus, que destacou a necessidade de reforçar as medidas preventivas.

Controle da mpox no Paquistão

O Paquistão, com experiência anterior em casos de mpox, implementou rapidamente medidas de contenção. As autoridades de saúde pública realizam as seguintes ações:

O que é a Mpox?

A Mpox ou “varíola dos macacos” como é popularmente conhecida, é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas.

A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

Transmissão

A transmissão da mpox ocorre quando uma pessoa tem contato físico, como beijos, abraços e relações sexuais, com secreções respiratórias, feridas ou bolhas de alguém infectado.

Ademais, a transmissão também pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos recentemente contaminados com fluidos ou materiais das lesões.

Sintomas

Nos casos em que pelo menos um sintoma é identificado, a erupção cutânea predomina, com 88,5% dos casos. Posteriormente, a febre surge em 57,9% dos casos. Além disso, as erupções cutâneas sistêmicas e genitais ocorrem em 54,8% e 49,5% dos casos, respectivamente.

“Embora as lesões nas mucosas sempre tenham sido uma característica da mpox, entre os casos expostos através de contato sexual na República Democrática do Congo, alguns indivíduos apresentam apenas lesões genitais, em vez da erupção cutânea extensa mais tipicamente associada à doença”, destacou a OMS.

Tratamento da Mpox

Não existe um tratamento específico para a infecção pelo vírus da mpox. Portanto, o atendimento médico foca no alívio dos sintomas e, além disso, na prevenção de complicações a longo prazo.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.

Sair da versão mobile