Aos 93 anos, o apresentador Silvio Santos morreu de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1), segundo laudo médico do Hospital Israelita Albert Einstein.
De acordo com o boletim do hospital de referência situado em São Paulo, Silvio ficou internado por 17 dias e veio a óbito às 4h50 deste sábado (17).
“O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda”, informou a unidade de referência
O Portal Norte teve acesso ao boletim médico.
Silvio Santos morreu de broncopneumonia; veja o laudo:
O que é broncopneumonia
A broncopneumonia é uma inflamação dos pulmões que pode ser causada por um vírus (caso do H1N1), um fungo ou uma bactéria.
A condição é mais comum em idosos, como o caso do apresentador Silvio Santos que morreu de broncopneumonia.
Esse grupo também tem maior risco de quadros graves e complicações, que incluem abscesso pulmonar, acúmulo de pus entre os pulmões e a parede torácica, infecção generalizada, insuficiência respiratória e lesões graves dos pulmões.
Sintomas
- Tosse, febre alta;
- dificuldade para respirar;
- dor no peito e cansaço extremo.
Em alguns casos, pode haver produção de catarro com coloração amarelada ou esverdeada.
Tratamento
O tratamento varia conforme a causa. Para infecções bacterianas, antibióticos são administrados. Nos casos virais, antivirais podem ser recomendados, junto ao uso de antitérmicos e analgésicos para aliviar os sintomas.
Em situações mais graves, hospitalização e suporte respiratório podem ser necessários. A prevenção inclui vacinação, especialmente contra influenza e pneumococos, além de cuidados com a higiene e a saúde respiratória.
Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.