O Distrito Federal enfrentou recentemente uma queda na qualidade do ar devido a uma névoa de fumaça, resultado de incêndios na região Sudeste do Brasil.
Para enfrentar esse desafio e melhorar o monitoramento ambiental, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou a compra de dois novos aparelhos para medir a qualidade do ar, com um investimento de R$ 4 milhões.
Atualmente, o DF conta com seis estações de monitoramento do ar, e a adição dos novos equipamentos expandirá essa rede. Os novos aparelhos serão instalados na área central de Brasília e no lado Sul do DF, e serão semelhantes aos medidores automáticos já em uso na Fercal, que realizam medições diárias.
Os equipamentos existentes estão localizados em pontos estratégicos como a Rodoviária do Plano Piloto, o Jardim Zoológico de Brasília, o IFB Riacho Fundo e o IFB Estrutural, com amostragens realizadas a cada seis dias.
A vice-governadora Celina Leão afirmou: “Estamos monitorando 24 horas por dia a qualidade do ar no DF e, apesar de estarmos enfrentando uma situação dessa magnitude pela primeira vez, o DF tem as ferramentas necessárias para enfrentar a situação, que ganharão reforço com a criação de um grupo de trabalho que será responsável por identificar e avaliar episódios semelhantes, reforçando o compromisso com a saúde pública e a proteção animal”
Com essas medidas, o GDF busca garantir um monitoramento mais eficiente e uma resposta mais rápida a episódios de poluição do ar, protegendo a saúde da população e o meio ambiente.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.