A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou o novo boletim InfoGripe, que mostra que os casos que covid-19 seguem crescendo no Brasil. De acordo com o documento houve um aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em todas as faixas etárias analisadas.

O relatório indica uma persistência no aumento de casos de Covid-19 entre idosos e um início de crescimento do vírus na faixa etária de 15 a 64 anos.

Nas últimas quatro semanas epidemiológicas foi registrada prevalência de 24,8% do coronavírus (vírus causador da covid-19) entre os casos positivos para SRAG. Entre as mortes a prevalência foi de 44,5%.

Enquanto os casos de influenza A (causador da gripe) e vírus sincicial respiratório (causador de infecções do trato respiratório inferior em bebês) mostraram uma diminuição em boa parte do território nacional.

O rinovírus (causador de resfriados e outras infecções respiratórias) está em ascensão em diversos estados e continua sendo a principal causa de SRAG entre crianças e adolescentes de 2 a 14 anos.

O boletim destaca uma tendência de alta tanto a curto prazo (últimas três semanas) quanto a longo prazo (últimas seis semanas) a nível nacional.

Rinovírus

Tatiana Portella, pesquisadora do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e do Boletim InfoGripe, explicou que o aumento de SRAG no país é impulsionado principalmente pelo rinovírus e Covid-19.

“Devido ao alto fluxo de pessoas entre São Paulo e outros estados, o aumento de casos de SRAG por Covid-19 pode levar à disseminação do vírus para outras regiões nas próximas semanas. Portanto, é provável que haja um crescimento de casos de Covid-19 em outros estados. É crucial que hospitais e unidades sentinelas de síndrome gripal em todo o país redobrem a atenção para qualquer sinal de aumento significativo na circulação do vírus”, destacou Portella.

Com o aumento dos casos de Covid-19, a pesquisadora enfatiza a importância da vacinação para os grupos de risco e destaca a relevância da vacina contra a influenza.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.

*Com informações da Agência Brasil