Ícone do site Portal Norte

Monkeypox: Boa Vista registra caso e Saúde emite alerta em Roraima

MPOX não é mais uma emergência de saúde de pública, conforme OMS - Foto: Opas/ONU

MPOX não é mais uma emergência de saúde de pública, conforme OMS - Foto: Opas/ONU

Boa Vista confirmou um novo caso de mpox (monkeypox) em um homem de 38 anos. Em resposta, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) emitiu um alerta epidemiológico nesta sexta-feira (30), solicitando que os 15 municípios de Roraima intensifiquem o monitoramento da doença.

O paciente diagnosticado com mpox apresentou sintomas como dor de cabeça, febre, dor no corpo, dor de garganta, lesões orais e mialgia, uma condição que causa dor muscular devido à inflamação. O diagnóstico positivo foi obtido através de um exame de swab da secreção de uma vesícula, realizado no Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima (Lacen-RR).

O paciente encontra-se isolado e seus contatos estão sendo monitorados pela equipe técnica de Boa Vista, conforme relatado pela Sesau.

Valdirene Oliveira, coordenadora Geral de Vigilância em Saúde da Sesau, destacou: “Nossa rede de vigilância está em alerta e em monitoramento constante. Uma resposta ágil é essencial para controlar e interromper a transmissão da doença.”

Este caso eleva o número de registros de mpox em Roraima para nove desde 2022. A Sesau informou que em 2022 foram confirmados oito casos da doença, e não houve registros em 2023.

Entenda o que é MonkeyPox:

O Monkeypox é uma doença viral rara que é semelhante à varíola, causada por um vírus do gênero Orthopoxvírus. Ele é transmitido principalmente por contato direto com animais infectados, como primatas, roedores e outros mamíferos. Também é possível contrair a doença através do contato com objetos contaminados ou com secreções corporais de pessoas infectadas.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Com informações de G1

Sair da versão mobile