A esteatose, também chamada de fígado gorduroso, é o acúmulo anormal de gordura no fígado, um problema cada vez mais comum.
Essa condição pode ser causada por distúrbios metabólicos, como obesidade, diabetes e pré-diabetes, que levam ao excesso de gordura circulando no sangue.
Algumas causas para o acúmulo de gordura no fígado incluem doenças hepáticas, como certas hepatites, toxicidade causada por medicamentos e o consumo excessivo de álcool.
Chás para gordura no fígado
Para ajudar no tratamento da esteatose hepática, alguns remédios naturais podem ser eficazes. Além disso, essas bebidas naturais ajudam a proteger e regenerar as células do fígado, contribuindo para a saúde do órgão.
Confira os melhores chás para combater o problema:
Chá verde
O chá verde, o chá de alcachofra e o suco de melão com hortelã são opções que auxiliam na redução do colesterol ruim e dos triglicerídeos no sangue.
Chá de manjericão com alecrim
Rico em ácido ursólico e ácido carnósico, o chá de manjericão com alecrim possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-adipogênicas, que ajudam a reduzir o acúmulo de gordura no fígado. Além disso, melhora a digestão e alivia náuseas, sintomas comuns em casos de gordura hepática.
Chá de dente-de-leão
O dente-de-leão é conhecido por suas propriedades desintoxicantes e digestivas. O chá de dente-de-leão promove a eliminação de toxinas e reduz a gordura no fígado. Suas propriedades diuréticas ajudam a eliminar o excesso de líquidos, aliviando a sobrecarga hepática.
Chá de cúrcuma
A cúrcuma é uma especiaria com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e seu ingrediente ativo, a curcumina, ajuda a proteger o fígado. O chá de cúrcuma reduz a acumulação de gordura no fígado e previne danos hepáticos.
Chá de alcachofra
A alcachofra é uma planta que estimula a produção de bile, auxiliando na digestão e na eliminação de toxinas do fígado. O chá de alcachofra contém antioxidantes que protegem o fígado contra danos causados por radicais livres e inflamação.
Chá de camomila, cúrcuma e dente-de-leão
Sintomas do excesso de gordura no fígado
De acordo com o portal da Rede D’or, nem sempre a esteatose hepática apresenta sintomas. Em muitos casos, especialmente quando o acúmulo de gordura é moderado, o paciente pode não perceber sinais da doença.
Confira alguns sintomas mais comuns:
- Dor de cabeça constante;
- Dor no abdômen;
- Barriga inchada;
- Cansaço;
- Aumento do tamanho do fígado;
- Fraqueza;
- Perda do apetite.
ATENÇÃO: Essa matéria é apenas um conteúdo informativo e não pode substituir o aconselhamento e acompanhamento médico especializado.
*Com informações de Tua Saúde; Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios; e Medicina Diagnóstica.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.