A ministra Nísia Trindade, do Ministério da Saúde, anunciou que serão instaladas tendas de hidratação e nebulização nos estados e municípios brasileiros que estão sofrendo com a fumaça de queimadas, calor e seca extrema.
Durante uma coletiva de imprensa, a ministra Nísia informou que a estratégia das tendas de atendimento para hidratação e nebulização deve ser implementada na Amazônia e do Pantanal, biomas bastante atingidos pelas queimadas. Municípios de São Paulo e Paraná devem também receber essas tendas de acordo com a previsão inicial da pasta.
Estados da região Norte tem sido um dos principais atingidos pelas queimadas, com destaque para Rondônia, que bate recorde de níveis mínimos em um dos seus rios mais importantes e também registra baixas qualidade do ar.
As tendas de atendimento para hidratação e nebulização para ajudar a população atingida pelo fogo. Confira como vão funcionar esses atendimentos:
Tendas de hidratação: saiba como vão funcionar
Nas tendas irão atuar agentes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a determinação da ministra. Os profissionais vão intervir em localidades fortemente afetadas pela fumaça, calor e seca.
A proposta é visitar as regiões para avaliação da situação. De acordo com o secretário de Atenção Especializada, Adriano Massuda, grande parte dos problemas de incêndios e baixa umidade do ar podem ser resolvidas pelos centro de saúde.
No nível um, é acionado a Força Nacional do SUS e, em segundo nível, será identificado pontos específicos para incluir as rendas para hidratação e nebulização.
Assim, inicialmente, essas tendas servirão como suportes emergenciais.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.