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‘De Olho nos Olhinhos’: 3ª edição da campanha acontece em Manaus

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O objetivo é informar a população sobre os sinais e sintomas da doença, como o "olho de gato" - Foto: Reprodução

Neste sábado (21), Manaus será palco da terceira edição da campanha “De Olho nos Olhinhos”, uma iniciativa nacional criada pelos jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert para conscientizar sobre o retinoblastoma, um câncer ocular que afeta crianças de até cinco anos.

As atividades, que fazem parte do Dia D da mobilização, ocorrerão nos shoppings Amazonas e Manauara, com a participação de médicos e profissionais de saúde. O objetivo é informar a população sobre os sinais e sintomas da doença, como o “olho de gato”, caracterizado por um reflexo branco na pupila.

A campanha, lançada em 2022, surgiu após a filha do casal, Lua, ser diagnosticada com retinoblastoma aos 11 meses de idade, já em estágio avançado. Desde então, Leifert e Garbin tornaram pública a experiência com a intenção de ajudar outras famílias a detectar a doença mais cedo.

Em sua terceira edição, a mobilização alcançará mais de 600 municípios e contará com a distribuição de materiais em farmácias, rádios, TVs e até em espaços públicos como aeroportos e estádios de futebol. O mascote Flash, um gatinho que simboliza o sintoma visível da doença, será destaque nos materiais educativos.

Importância da conscientização

Mesmo com o alcance crescente da campanha, os fundadores enfatizam a importância de avançar ainda mais na conscientização.

No Hospital GRAACC, referência no tratamento de retinoblastoma, entre 12% e 15% dos casos diagnosticados já estão em estágio extraocular, quando o tumor escapa do olho, o que reduz drasticamente as chances de cura.

Segundo a Dra. Carla Macedo, oncologista pediátrica, o diagnóstico precoce é crucial, pois eleva as chances de cura para até 90%.

Além de informar, a campanha “De Olho nos Olhinhos” também atua na prática, ajudando famílias a encontrar médicos e realizar exames, facilitando o acesso aos centros de referência em casos de diagnóstico confirmado.

Tiago Leifert destaca a necessidade de difundir amplamente os sinais da doença para que mais pais consigam identificar os sintomas precocemente, como o reflexo branco nos olhos e o estrabismo.

“Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental fazer a informação chegar em cada vez mais pessoas para todo mundo ficar de olho nos olhinhos. Como é uma doença traiçoeira, também auxiliamos casos suspeitos a confirmar o diagnóstico e encontrar um centro de referência com rapidez”, diz Tiago.

Já Daiana Garbin reforça a importância de atenção aos primeiros sinais, pois o diagnóstico precoce pode salvar vidas e preservar a visão.

“Ficar atento a sinais como um reflexo branco nos olhos, conhecido como ‘olho de gato’, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças oculares. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida das crianças”, afirma Daina.

Pais aprovam a campanha

A advogada Paula Cristina Mafra e o servidor público Júlio Crespo, pais do pequeno Paulo Cesar, de quase 2 anos, levam o filho para as consultas. Conforme Paula, a ação consegue mostrar sinais que muitas vezes não são reconhecidos pelos pais.

“Eu acho maravilhosa essa ação, porque tem muitos pais que às vezes não sabem os sinais. Saber até se precisa corrigir algum problema de visão, ou se tem esse problema com a infância. Quanto antes, melhor. Então, eu acho essencial até para alertar o pai que nunca pensou que isso poderia ser possível”, ressalta a advogada.

Já o servidor público Júlio Crespo também elogiou a campanha e ressaltou o impacto da experiência pessoal de Tiago Leifert.

“Acho muito legal muito e é interessante que foi aquela questão da filha do Thiago Leifert que motivou toda essa ação. Ainda bem que teve consequências boas. Todo mundo sabe dessa situação e eu acho que todo mundo está começando a se concentrar mais sobre esse tipo de doença”, elogia Crespo.

Objetivo da ação

A oftalmologista Sabrina Cohen participou da campanha de conscientização “De Olho nos Olhinhos”, que está acontecendo simultaneamente em 44 shoppings pelo Brasil. Segundo Cohen, o objetivo da ação é orientar pais sobre os sinais do retinoblastoma, um tipo de câncer ocular que afeta crianças pequenas. “Estamos aqui para conversar com os pais, informar sobre a doença e mostrar como ela pode ser diagnosticada precocemente”, explicou a médica.

Ela enfatizou a importância de observar sinais visíveis nos olhos das crianças, especialmente em fotos tiradas com flash. “Em uma foto, é normal ver aquele reflexo vermelhinho nos dois olhos. Se um dos olhos brilhar de forma diferente, como branco ou com aparência de ‘olho de gato’, isso é um sinal de alerta”, detalhou Sabrina. Além disso, ela alertou sobre a importância de ficar atento a olhos desalinhados ou tortos, que podem ser um indicativo de problemas de visão e precisam ser avaliados por um oftalmologista.

Sabrina também ressaltou que o tema não era amplamente discutido até recentemente. “Agora estamos tentando conscientizar sobre a importância do teste do olhinho logo ao nascimento, algo que já ocorre nas maternidades, mas que precisa ser repetido ao longo do primeiro ano de vida. Pelo menos duas ou três vezes no primeiro ano e com acompanhamento anual até os cinco anos”, explicou. Esse acompanhamento é fundamental, segundo a oftalmologista, para detectar não só o retinoblastoma, mas outras doenças oculares da infância, incluindo malformações.

A campanha conta com o apoio de diversas entidades médicas e profissionais que trabalham voluntariamente.

Entre os parceiros estão o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O evento em Manaus é gratuito e aberto ao público, com horários e informações detalhadas disponíveis no site oficial.

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