Ícone do site Portal Norte

Ministra da Saúde detalha desafios no Norte e alerta para falta de água

- Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, detalhou os principais desafios enfrentados pela Força Nacional do SUS nas regiões do Norte do Brasil, especialmente no estado do Amazonas, que recentemente recebeu apoio da iniciativa tem localidades com risco de ficar sem água potável.

Durante entrevista, nesta quarta-feira (25), ela ressaltou para a redação do Portal Norte e à Rádio Norte FM, no ‘Bom dia, Ministra’ a importância do compromisso do governo com a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Trindade destacou que essa diretriz vai além do Ministério da Saúde, sendo uma orientação geral de toda a gestão federal.

Acesso de médicos e água potável

A Força Nacional de Saúde tem atuado no enfrentamento de emergências, especialmente diante do aumento de desastres climáticos, como enchentes e queimadas.

“A grande preocupação no Amazonas é, além da qualidade do ar, o acesso à água e a mobilidade das equipes de saúde”, disse a ministra.

Governo do Amazonas articula ajuda humanitária no interior – Foto: AlexPazuello/Secom.

Ela reforçou que as soluções para esses problemas de saúde e disponibilidade de água no Norte devem ser articuladas em conjunto com os governos estadual e municipal.

Segundo a ministra, as comunidades isoladas, muitas vezes pequenas e dispersas, enfrentam grandes dificuldades, principalmente relacionadas ao isolamento geográfico.

Ela destacou que a visita de equipes de saúde é fundamental, não apenas para “ver para crer”, mas como uma oportunidade de diálogo e escuta ativa da população.

“A saúde pública não se faz de gabinete, mas construindo esse processo com os gestores locais, com as equipes de saúde e com a população. É muito importante essa escuta a população”, enfatizou.

Plano de ação emergencial

A ministra também anunciou que se reunirá com os secretários de saúde dos estados da Amazônia para discutir um plano de ação emergencial.

Planos emergenciais envolvem entregas de alimentos e remédios – Foto: Euzivaldo Queiroz/ Seduc.

O estado do Amazonas já apresentou diversas demandas, e, segundo a ministra, o governo federal tem destinado recursos emergenciais para atender as necessidades de saúde da região.

“Cada local tem suas especificidades e é através de planos de ação que vamos definir as prioridades e reforçar as ações de saúde”, concluiu.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Sair da versão mobile