Ícone do site Portal Norte

Rinite: como aliviar os sintomas? 4 dicas práticas para conviver melhor com a doença

A rinite causa dores no rosto. - Foto: Pexels

A sinusite é uma inflamação dos seios da face, localizados ao redor do nariz, bochechas e olhos. Essa inflamação provoca a produção excessiva de muco, bloqueando as vias nasais e gerando diversos sintomas.

A congestão nasal e a coriza são sintomas comuns da rinite alérgica, que tendem a se agravar durante a noite. Para ajudar a aliviar esses sintomas e melhorar a qualidade do descanso, trazemos dicas práticas para lidar com crises de rinite e sinusite.

Os sintomas mais frequentes da sinusite incluem:

Qual é a diferença entre rinite e sinusite; confira:

Tratamentos para rinite

Higienização frequente

Limpar o nariz com soro fisiológico regularmente é uma medida preventiva eficaz e ajuda a reduzir a frequência das crises.

Evite alergênicos

Identifique os fatores que desencadeiam suas alergias e minimize o contato. Se poeira é o problema, mantenha a casa limpa, utilizando aspiradores de pó para evitar o acúmulo de partículas.

Imunoterapia

Em alguns casos, a imunoterapia pode ser indicada. Esse tratamento consiste em vacinas que fortalecem a imunidade contra agentes alérgicos, proporcionando alívio significativo das crises.

Quatro dicas para aliviar as crises de rinite alérgica

1. Higienize o nariz regularmente: Limpar as vias nasais é uma forma eficaz de reduzir a congestão. Utilize uma seringa ou produtos específicos para aplicar soro fisiológico, inclinando a cabeça levemente para frente e para o lado.

2. Faça inalações leves: Inalações com soro fisiológico também ajudam a hidratar as mucosas e aliviar a irritação. Se possível, faça inalações diárias por 20 minutos para reduzir os sintomas.

3. Beba bastante água: Manter-se hidratado é crucial para manter as mucosas nasais úmidas. Beber água ao longo do dia ajuda a evitar o ressecamento e reduz o desconforto.

4. Use medicamentos prescrito: Se você já faz tratamento médico para rinite, siga rigorosamente as orientações do profissional. Em caso de piora dos sintomas, procure orientação médica para ajustar a medicação.

Com informações de Benegripe e Vida Saudável.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.

Sair da versão mobile