Ícone do site Portal Norte

STF decide que testemunhas de Jeová podem negar transfusão de sangue

O caso em análise tem repercussão geral e pode impactar as políticas nacionais de saúde.

O caso em análise envolvendo a liberdade de crença dos pacientes Testemunhas de Jeová tem repercussão geral e pode impactar as políticas nacionais de saúde. - Foto: divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, nesta quarta-feira (25), que as testemunhas de Jeová têm o direito de recursar tratamentos médicos que envolvam transfusão de sangue por questóes religiosas.

Os fiéis acreditam que não devem receber sangue de outras pessoas, procurando tratamentos alternativos que não envolvam a transfusão.

Assim, os ministros do STF decidiram que as testemunhas de Jeová que se recusam a realizar a transfusão têm o direito a tratamentos alternativos que já estajam disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive fora da cidade em que residem.

De acordo com os magistrados, o dereito à recusa de transfusão de sangue por convicção religiosa tem fundamento nos princípios de dignidade e liberdade de religião constatados na Constituição,

Contudo, há algumas condições para que uma pessoa recuse determinado tratamento por motio religioso, confira:

No caso de menores de idade, os pais só poderão optar pelo tratamento alternativo caso ele seja eficaz, conforme a avaliação médica.

Na Corte, dois recursos motivaram o julgamento. O primeiro envolveu um caso de uma mulher que se recusou a conceder autorização para transfusão de sangue durante cirurgia cardíaca na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Diante da negativa, o hospital não realizou o procedimento.

O segundo caso foi de um homem que pediua a Justiça para determinar ao SUS o custeio de um cirurgia ortopédica que não realiza a transfusão de sangue. Ele também pediu o pagamento dos gastos com o tratamento.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Sair da versão mobile