A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que não há crise de saúde em meio à emergência climática no Brasil, em especial na região Norte pela falta de chuvas e seca extrema.

A ministra fez a declaração após o encontro com os secretários de saúde da região Norte.

“Como eu disse, não se pode falar de uma crise de desassistência. Mas há municípios, sim, com uma pressão muito forte nesse momento, sobretudo nas unidades básicas de saúde e nas UPAs. Não há uma questão de um impacto de falta de leitos, algo que a gente possa sinalizar com um grande alerta nesse sentido, mas não queremos que cheguemos a essa situação”, afirmou ela.

De acordo com a ministra, há um mapeamento detalhado por estado sendo realizado na Sala de Situação Nacional de Emergência Climáticas em Saúde para analisar as situações mais críticas.

“Os estados do Amazonas, do Acre e de Rondônia, no momento, são aqueles que apresentam esse nível de preocupação de forma mais acentuada. Mas é uma preocupação que podemos dizer que é de todos, mas neste momento esses três estados, que por essa razão, foram os estados que receberam a Força Nacional do SUS”, revelou Nísia Trindade.

Os três estados têm sido castigados pela seca extrema, que tem refletido nos principais rios e na economia de vários nortistas, além das queimadas e fumaças que pioram a qualidade do ar.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.