Ícone do site Portal Norte

Botulismo: saiba mais sobre a doença que preocupa na Bahia

botulismo bahia-capa

O tratamento do botulismo envolve duas abordagens principais - Foto: Divulgação/Associação Paulista de Medicina/Agência Brasil.

A Bahia enfrenta uma situação alarmante com o registro do sexto caso de botulismo em 2024, confirmado pela Vigilância Epidemiológica na última quarta-feira (25).

Desde o início do ano, a doença já causou a morte de duas pessoas, enquanto três continuam hospitalizadas e apenas um paciente recebeu alta. Os casos se concentram nos municípios de Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Cícero Dantas.

As autoridades suspeitam que a contaminação tenha ocorrido por meio da ingestão de mortadela de frango contaminada. Em 2023, a Bahia registrou dois casos de botulismo, ambos em Feira de Santana.

Em um vídeo publicado no site da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis, Eleuzina Falcão, alertou que um único caso já é considerado um surto, dada a gravidade da doença.

O que é botulismo?

De acordo com o Ministério da Saúde, o botulismo é uma doença neuroparalítica rara e não contagiosa, provocada pela toxina altamente potente da bactéria Clostridium botulinum. Essa condição pode resultar em morte, principalmente devido à paralisia da musculatura respiratória.

É fundamental destacar que todas as formas de botulismo representam riscos sérios à saúde e podem ser fatais se não tratadas de forma adequada. A manifestação de qualquer sintoma exige a busca imediata de assistência médica. No Brasil, a maioria dos casos registrados está relacionada à contaminação alimentar.

Principais formas de transmissão

Sintomas

Prevenção do botulismo

A prevenção do botulismo está diretamente relacionada aos cuidados no preparo, consumo, distribuição e comercialização de alimentos.

A higiene adequada dos alimentos e das mãos é essencial nesse processo. Para minimizar o risco de contaminação pela bactéria causadora do botulismo, é essencial que a população adote rigorosas medidas preventivas.

Diagnóstico

O diagnóstico inicia-se com um exame físico realizado pelo médico durante a consulta. Após essa avaliação inicial, o profissional pode solicitar exames neurológicos, de imagem e laboratoriais adicionais para aprofundar a investigação e confirmar o diagnóstico.

Tratamento

O tratamento do botulismo envolve duas abordagens principais: o tratamento de suporte e o tratamento específico, detalhados no Manual Integrado de Vigilância Epidemiológica do Botulismo.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.

Sair da versão mobile