O novo boletim InfoGripe da Fiocruz alerta para o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos, principalmente devido à Covid-19, nos estados do Acre, Pará e Pernambuco, nas regiões Norte e Nordeste.
Nas últimas semanas epidemiológicas, o vírus foi responsável por 30% dos casos confirmados e 63% dos óbitos.
Em contrapartida, estados do Centro-Sul mostram sinais de estabilização ou queda nos casos de SRAG relacionados ao Sars-CoV-2, com exceção de Minas Gerais e Pernambuco, que registraram aumento.
A análise indica que a redução dos casos graves se deve à diminuição das infecções por Covid-19 e rinovírus em várias partes do Brasil.
No entanto, o rinovírus, que afeta especialmente crianças e adolescentes, ainda apresenta alta em estados como Santa Catarina e Pernambuco. Além disso, a vacinação é destacada como crucial para proteger os grupos de risco, especialmente idosos e crianças pequenas.
O boletim reforça a recomendação do uso de máscara em locais fechados e aglomerados, principalmente em regiões com alta incidência de SRAG. Em caso de sintomas respiratórios, o isolamento domiciliar é fundamental para evitar a disseminação do vírus, com o uso de máscaras de boa qualidade se o isolamento não for possível.
* Com informações da Agência Brasil