Ícone do site Portal Norte

Creatina: teste avalia a pureza de 88 produtos; veja aprovados

CreatinaS aprovadas

Creatina. Foto: Reprodução/Freepik

A Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) divulgou os resultados de um teste que avaliou a pureza de diversas marcas de creatina comercializadas no Brasil.

A creatina, formada por três aminoácidos (glicina, metionina e arginina), é uma substância que o corpo humano já produz naturalmente. No entanto, seu consumo como suplemento alimentar é bastante comum, principalmente para aumentar o desempenho em atividades físicas.

Atualmente, existem sete tipos de creatina disponíveis no mercado, sendo a creatina monohidratada a mais popular e a mais estudada, considerada segura pelos especialistas.

No teste conduzido pela Abenutri, foram examinados 88 produtos e 77% deles foram aprovados. No mesmo teste, 18 produtos foram reprovados. Abaixo, estão listados os produtos que passaram na análise:

Creatinas aprovadas com variação entre 0% e 5%

Aprovados com variação entre 5,1% e 10%

Aprovados com variação entre 10,1% e 20%

De acordo com a Abenutri, algumas empresas, como Supley (responsável pelas marcas Probiotica e Max Titanium), BRG (fabricante de Integralmedica e Darkness), Rainha Laboratórios (Body Action), e Dux Nutrition, tiveram seus produtos avaliados, mas entraram com ações judiciais para impedir a divulgação dos resultados.

Sair da versão mobile