A área da saúde em Coari, no Amazonas, poderá ampliar a qualidade nas técnicas de cicatrização de feridas dos pacientes locais com uma especialização em ‘Sutura’. O procedimento cirúrgico consiste na união de tecidos do corpo humano por meio de pontos.

O curso foi lançado recentemente e a aulas da primeira turma começa neste mês de outubro. O projeto é idealizado pela NMÉD Cursos, referência em capacitação profissional na área da saúde. A empresa quer aumentar a qualidade médica no Amazonas.

“Nosso objetivo é democratizar o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos. Ao habilitar enfermeiros em sutura, contribuímos diretamente para a melhoria da saúde pública local”, afirma Helcio Mello, CEO da NMÉD Cursos.

Aula de ‘Sutura’ – Foto: Divulgação/NMÉD Cursos

Curso de ‘Sutura’ democratiza saúde em Coari-AM

Para muitos enfermeiros da região, o curso de ‘Sutura’ significa economia de tempo e recursos. Até então, muitos precisavam viajar para Manaus para se capacitar. O enfermeiro Arleanderson Sales, natural de Coari, foi um dos que recentemente fez esse sacrifício.

“Na minha cidade, há uma carência de oportunidades para profissionais de enfermagem, já que faltam empresas que ofereçam capacitação e especialização. Além disso, a dificuldade geográfica é um grande obstáculo, pois ir à capital em busca de profissionalização exige um gasto significativo”, comenta.

De acordo com o enfermeiro Marcos André, o benefício maior será para os pacientes porque ao aprimorar a técnica de cicatrização, mais vidas serão salvas.

“Será uma grande oportunidade para nós, que muitas vezes não conseguimos ir para a capital. Fico animado para aprender técnicas que poderão salvar vidas na nossa própria comunidade”, ressaltou.

Enfermeiros praticam técnica de cicatrização – Foto: Divulgação/NMÉD Cursos

Plano de aulas

A capacitação de profissionais de saúde em áreas remotas é crucial para o fortalecimento do sistema de saúde. A formação em sutura capacita enfermeiros a lidar com situações de emergência de forma rápida e eficiente, diminuindo a necessidade de deslocamentos para centros urbanos maiores.

“Queremos que esses profissionais estejam prontos para atuar de forma autônoma em seus municípios, prestando um serviço de excelência para suas comunidades”, finaliza o CEO da NMÉD.

O curso inclui uma abordagem prática intensiva, com professores experientes e materiais de alta qualidade. Os interessados podem se inscrever na próxima turma no link.