Durante o mês de combate ao câncer de mama, 50 mulheres mastectomizadas e 15 pacientes serão submetidas a cirurgias de reconstrução mamária e outros procedimentos gratuitos no Hospital Regional de Taguatinga (HRT).
A iniciativa, que começou na última segunda-feira (14) e vai até sábado (19), conta com a participação de mais de 70 profissionais da saúde atuando de forma voluntária.
A ação é fruto de uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Além das reconstruções mamárias, outros procedimentos, como micropigmentação para a restituição de aréolas, também estão sendo realizados.
Na semana de 21 a 25 de outubro, mais 10 mulheres passarão pela cirurgia de reconstrução no Hospital Regional de Ceilândia (HRC).
Histórias de superação
Lea Cristina Salgueiro, 57, é uma das beneficiadas pela força-tarefa. Após ser diagnosticada com câncer de mama em 2021, ela passou por tratamento e, agora, está curada.
No entanto, sua primeira prótese foi rejeitada pelo corpo, o que a deixou sem reconstrução por dois anos.
“Foi muito difícil, sofri e chorei, mas a médica explicou que ainda estava no começo e que ia dar tudo certo. Fiz o tratamento e estou curada. Sonhei com o momento da reconstrução”, compartilha Lea.
Para a supervisora do centro cirúrgico do HRT, Mônica Dias, a cirurgia vai além da parte física. “Após todo o sofrimento causado pelo câncer de mama, a reconstrução traz felicidade e autoconfiança para essas mulheres”, explica.
O diretor do HRT, José Henrique Barbosa de Alencar, reforça o impacto emocional das cirurgias: “Além de ser um tratamento eficaz, essa força-tarefa devolve a autoestima e a vida social dessas pacientes, que tanto merecem”.
*Com informações da Secretaria de Saúde