Neste sábado (19), os Cartórios de Notas do Distrito Federal promovem um mutirão no Shopping Conjunto Nacional para auxiliar cidadãos na emissão da Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (AEDO).
O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e facilitar o processo de cadastramento para interessados em se tornarem doadores.
A AEDO, regulamentada há cerca de seis meses pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é um documento digital que assegura juridicamente a vontade de uma pessoa em doar seus órgãos após a morte.
O estande no Conjunto Nacional estará disponível até fechamento do shopping às 22h.
Além do atendimento presencial no mutirão, o processo pode ser realizado de forma digital, a qualquer momento, pelo site aedo.org.br.
O registro é simples, a partir do preenchimento do formulário do cadastro de pessoas doadoras de órgãos, o tabelião agenda uma videoconferência com o interessado para confirmar sua vontade de se tornar doador.
Ambos assinam digitalmente a Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (AEDO), que vai para um banco de dados.
Em caso de falecimento do doador, há uma notificação imediata em um sistema ao qual os médicos credenciados têm acesso.
Cenário da doação de órgãos no DF
Segundo o Ministério da Saúde, 926 pessoas no Distrito Federal aguardam por transplantes, sendo 854 à espera de um rim, 45 de um coração e 27 de um fígado.
Para realizar o cadastro como doador, basta acessar o site ou o aplicativo “e-notariado” e preencher o formulário.