A beterraba é uma raiz rica em nutrientes essenciais como açúcares, proteínas, vitaminas e minerais. Esse tubérculo se destaca pela quantidade de ferro, potássio, cálcio, fósforo e vitaminas A, B, C e E.

Ela também é conhecida pelo seu alto teor de antioxidantes, que trazem diversos benefícios à saúde.

Dois dos benefícios mais atrativos da beterraba, e que muitas pessoas não conhecem, são suas qualidades capazes de auxiliar a saúde da pele e do físico no geral. Continue a leitura e entenda como a raiz age em nosso corpo!

Valor nutricional

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 100 grama de beterraba crua encontra-se:

*48,9 calorias;
*9 g de hidratos de carbono;
*3 g de proteínas;
*0,1 g de lípidos (gorduras);
*32 mg de cálcio;
*40 mg de fósforo;
*2,5 mg de ferro;
*351 mg de potássio;
*150 µg de ácido fólico;
*5 mg de vitamina C;
*2 g de fibras.

Veja no vídeo: o poder pouco conhecido da beterraba

Como a beterraba ajuda o condicionamento físico

O nitrato presente no vegetal, quando metabolizado, é convertido em óxido nítrico. Isso promove uma maior vasodilatação, aumentando a oferta de oxigênio e nutrientes para os músculos.

Como resultado, o rendimento físico pode melhorar em até 10%, e a força muscular em até 16%. Além disso, a betaína presente na hortaliça reduz a fadiga muscular e as inflamações, melhorando a recuperação após treinos intensos.

Além de melhorar o desempenho físico, o consumo regular de beterraba também pode trazer benefícios estéticos.

Benefícios para a pele

A mistura de vitaminas e minerais presentes na raiz ajuda a combater a flacidez e rugas na pele. A vitamina A, por sua vez, protege a pele dos danos causados pelos raios solares e melhora sua elasticidade.

Um dos principais pontos fortes da beterraba é o combate à anemia. Graças à sua riqueza em ferro, tanto na raiz quanto nas folhas, ela ajuda a fortalecer a hemoglobina, melhorando a oxigenação do sangue.

Isso não só contribui para uma pele mais saudável e bem oxigenada, mas também combate problemas no fígado, baço e prisão de ventre.

Com informações de Depil, Brasil Escola e Ativo.