Ícone do site Portal Norte

Adeus à gotinha: Vacina contra pólio será injetável a partir de segunda-feira (4)

Gotinha da poliomielite será substituída por vacina injetável em 4 de novembro no DF. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Gotinha da poliomielite será substituída por vacina injetável em 4 de novembro no DF. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou uma mudança no esquema de vacinação contra a poliomielite que começa a valer a partir desta segunda-feira (4).

Agora, as doses de reforço que antes eram aplicadas pela vacina oral (VOPb), conhecida como “gotinha”, serão substituídas pela vacina inativada (VIP), aplicada por injeção.

Com essa alteração, todo o esquema de vacinação contra a pólio será feito exclusivamente com a VIP.

Antes, o esquema combinava a vacina injetável nas primeiras doses e o reforço com a vacina oral. Segundo o Ministério, a vacina inativada (VIP) oferece uma resposta imunológica mais eficaz contra o vírus da pólio.

O esquema vacinal para poliomielite, que protege contra essa doença viral grave, será realizado nas seguintes idades:

O que é a poliomielite?

A poliomielite é uma infecção contagiosa causada por um vírus que pode afetar crianças e adultos.

Transmitida por contato direto com secreções ou fezes contaminadas, em casos graves, pode levar à paralisia, especialmente dos membros inferiores.

No Brasil, não são registrados casos de pólio pelo vírus selvagem desde 1989, e no Distrito Federal, desde 1987. Porém, o Ministério da Saúde reforça a importância de manter a cobertura vacinal alta para prevenir a reintrodução do vírus no país.

Sair da versão mobile