Ícone do site Portal Norte

Amazonas deve terminar 2024 com pelo menos 570 casos de câncer de próstata; entenda

câncer de próstata amazonas-capa

Existem duas formas de rastrear o câncer de próstata: por meio do teste de Antígeno Prostático Específico (PSA), que utiliza amostra de sangue, e pelo exame de toque retal - Foto: Marcio James/Semcom-Manaus.

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realiza ações voltadas para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata durante o mês de novembro.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) promove as ações em comemoração ao “Novembro Azul”, campanha que incentiva os homens a cuidarem da saúde, com o lema “#Saúde também é papo de homem”.

No Amazonas, as atividades incluem palestras e distribuição de materiais educativos, coordenadas pela seccional local da SBU. A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressalta a importância do mês de novembro para conscientizar os homens sobre cuidados com a saúde.

“O Novembro Azul é dedicado à conscientização a respeito das doenças com prevalência no público masculino, com ênfase no combate ao câncer de proposta. Nesse período, aproveitamos para reforçar o pedido para que os homens olhem mais para sua saúde, realizando exames preventivos anuais”, disse.

Incidência do câncer de próstata

O Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde (MS), projeta aproximadamente 570 novos casos de câncer de próstata no Amazonas em 2024.

Além disso, este tipo de câncer é o mais comum entre os homens do estado. O urologista Giuseppe Figliuollo destaca que a detecção precoce oferece 90% de chance de cura.

Rastreio e exames preventivos

A SBU recomenda que o rastreio do câncer de próstata comece aos 50 anos para homens sem histórico familiar da doença, e aos 45 anos para aqueles com antecedentes. O interessado pode realizar o rastreio em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima à residência.

Existem duas formas de rastrear o câncer de próstata: por meio do teste de Antígeno Prostático Específico (PSA), que utiliza amostra de sangue, e pelo exame de toque retal.

Figliuollo enfatiza que “tumores diagnosticados precocemente têm grandes chances de cura”. O especialista recomenda que homens que apresentem sintomas como dor ao urinar, jato de urina reduzido ou sangramento na urina busquem avaliação médica.

O urologista também destaca que manter hábitos de vida saudáveis é crucial para prevenir formas agressivas de câncer de próstata. Ele aconselha a evitar a obesidade, o sedentarismo e a exposição a produtos químicos industriais, como derivados de petróleo.

Sair da versão mobile