A Prefeitura de Boa Vista iniciou, nesta segunda-feira (4), um chamamento público para que a população compareça a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e se vacine contra febre amarela, sarampo e poliomielite. O objetivo é reforçar a cobertura vacinal da cidade e evitar a reintrodução dessas doenças graves, que, em alguns casos, podem ser fatais.
Em setembro deste ano, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS-OMS) alertou sobre o alto risco de surtos de febre amarela nas Américas. Em outubro, um caso confirmado em Alto Alegre, com a morte de um macaco, reforçou a urgência de prevenção, já que o mosquito Aedes aegypti também pode transmitir a febre amarela em áreas urbanas. Além disso, foram confirmados dois casos em pessoas vindas da Guiana.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, destacou a importância da imunização. “A vacina contra a febre amarela, assim como as do sarampo e da poliomielite, é a maneira mais eficaz de prevenir surtos e proteger a população”, disse. Ela reforçou que o alerta da OPAS e do UNICEF sublinha a necessidade de uma alta cobertura vacinal para evitar a disseminação do vírus caso entre na cidade.
Boa Vista já enfrentou um surto de febre amarela em 2017, e desde então o risco de reintrodução permanece em alerta. Em junho, a Prefeitura intensificou a vacinação, mas, diante do aumento do risco, um novo esforço está sendo feito para ampliar o alcance.
Onde se vacinar? Lista de UBS
Quem deve se vacinar?
A vacinação está disponível de segunda a sexta-feira em todas as UBSs do município, tanto na zona urbana quanto na zona rural. É necessário apresentar o Cartão de Vacinação e o Cartão do SUS. Confira os grupos de público-alvo para cada vacina:
- Febre Amarela: de 9 meses a 59 anos
- Sarampo: de 6 meses a 59 anos
- Poliomielite (VIP): de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias