A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lançou, nesta segunda-feira (4), o Plano de Educação Permanente em Saúde (Peps), voltado para capacitação contínua dos servidores, com o objetivo de otimizar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a SES-DF, o Peps é estruturado em seis trilhas educativas – trabalhadores, gestores, atenção primária, atenção especializada, atenção hospitalar e vigilância em saúde –, com foco nas três instâncias de atendimento da rede pública.
Durante o desenvolvimento do plano, representantes de diversas áreas discutiram as principais necessidades de capacitação de cada setor.
“Com conhecimento, transformado e renovado, o trabalhador passa a oferecer um atendimento muito qualificado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou João Eudes, subsecretário de Gestão de Pessoas da SES-DF.
A diretora da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Fernanda Ramos, reforçou a importância do programa: “Precisamos voltar e aprender como aprender. E só conseguimos fazer isso quando trabalhamos, entendemos os processos e dialogamos.”
Os cursos do Peps serão oferecidos de forma híbrida, buscando capacitar o maior número de servidores e estimular o crescimento pessoal e profissional na SES-DF.
“As capacitações são multiprofissionais para abarcar a maior quantidade de servidores. O intuito é reter talentos dentro da própria SES-DF, estimular o crescimento pessoal e profissional, além de padronizar o conhecimento por toda a rede”, informou a secretaria.