Ícone do site Portal Norte

Cópias de Ozempic causam ao menos 10 mortes e 100 hospitalizações

Caneta de Ozempic. - Foto: Divulgação

A farmacêutica Novo Nordisk informou ter conhecimento de relatos que envolvem ao menos 10 mortes e 100 hospitalizações nos Estados Unidos (EUA) pela ingestão de remédios falsos que copiaram os Wegovy e Ozempic.

A empresa que relatou as mortes e hospitalização é conhecida por desenvolver e comercializar medicamento como semaglutida, princípio ativo de Ozempic e do Wevogy.

De acordo com o diretor financeiro da empresa, Karsten Munk Knudsen, durante uma coletiva de imprensa, há preocupações relacionadas à segurança de versões feitas em farmácias de manipulação.

Nos Estados Unidos, a regulamentação permite que as farmácias de manipulação também produzam cópias de medicamentos que não estejam em falta. Elas podem combinar e alterar os ingredientes para atender à demanda dos consumidores.

O Wegovy e o Ozempic, ambos da Novo Nordisk, estavam em situação de escassez no país até pouco tempo atrás.

A busca por esses medicamentos têm aumentado, uma vez que estão associados a perda de peso. Apesar das dosagens de Ozempic e Wegovy tenham sido aprovadas no país, os medicamento não são encontrados com tanta facilidade.

A Novo Nordisk diz que tem feito investimentos para ampliar sua capacidade de produção.

“Este é um diálogo contínuo com o FDA. Não quero especular hoje se estamos completamente fora da lista de escassez, mas este é um primeiro passo e estamos esperançosos de que sairemos no futuro”, disse o diretor financeiro.

Karsten Munk ressaltou que a questão é importante de ser tratada, pois, quando um produto não está na lista de itens, existem restrições para que farmácias de manipulação produzam versões imitadoras.

Sair da versão mobile