Uma pesquisa, publicada na revista Addiction, revela que o THC, principal composto psicoativo da cannabis, pode ter efeitos variados no sono, dependendo do histórico de saúde mental dos usuários.
Entenda quem pode ser beneficiado pelo THC e quem acaba sendo prejudicado.
Realizado por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia e da Universidade de Boston, o estudo sugere que o uso de cannabis por pessoas que sofrem de ansiedade e/ou depressão, a substância parece ajudar na qualidade do sono.
Como foi feita a pesquisa
O estudo acompanhou 1.926 jovens entre 20 e 23 anos, moradores do sul da Califórnia. Entre os participantes, estavam pessoas que usaram cannabis pelo menos 20 dias no mês e outras que nunca a experimentaram.
A pesquisa utilizou uma escala de 16 pontos para avaliar mudanças nos problemas de sono.
Os resultados mostraram que, em seis meses, indivíduos com ansiedade ou depressão tiveram uma redução média de 1,18 pontos nos problemas de sono.
Em contraste, os participantes sem esses problemas de saúde mental viram um aumento de 1,66 pontos nos distúrbios do sono, em comparação aos que não usavam cannabis.
Cannabis é medicinal?
Resultados
Claire Walsh, doutoranda em saúde comportamental da USC e autora principal do estudo, afirmou ao The Guardian que ainda não se sabe ao certo por que o THC afeta o sono de forma tão distinta em diferentes grupos.
Uma teoria é que o composto pode mascarar sintomas de ansiedade e depressão, o que acaba melhorando o sono para aqueles que já enfrentam essas condições.