O cansaço pode ter diversas causas, desde as mais simples, como falta de sono ou alimentação inadequada, até causas mais complexas, como doenças.

Sentir fadiga constante, dores no peito, falta de ar ou dores de cabeça frequentes pode ser um alerta para a saúde cardiovascular e, principalmente, para o colesterol alto.

O que dizem os especialistas?

Exames regulares para verificar os níveis de colesterol são altamente recomendados por especialistas, especialmente para quem tem histórico familiar de problemas cardíacos ou colesterol elevado.

Poucas pessoas sabem, mas o cansaço frequente pode estar diretamente relacionado ao colesterol alto.

Dieta para quem tem colesterol elevado; Veja vídeo

O problema do colesterol alto

Mais do que um problema cardíaco, o colesterol elevado influencia o bem-estar diário, sendo muitas vezes associado a sintomas sutis, como a sensação persistente de cansaço.

Quando os níveis de colesterol estão elevados, a dieta e o estilo de vida costumam ser desequilibrados, com pouca atividade física e aumento de peso. Esses fatores, associados ao colesterol alto, podem intensificar a fadiga.

Se não tratado, o colesterol alto aumenta o risco de doenças cardíacas, que também podem causar fadiga e reduzir a disposição física.

O acúmulo de placas nas artérias obriga o coração a se esforçar mais para bombear o sangue, e a fadiga pode ser um dos primeiros sinais de que algo está errado.

É importante lembrar que o colesterol alto, por si só, normalmente não causa sintomas visíveis. 

Contudo, se ele evoluir para problemas cardíacos, sintomas como dor no peito, tontura, palpitações, falta de ar, dor no pescoço e na mandíbula e fraqueza nos membros podem surgir.

Com informações de Médico 24h e CNN Brasil.