Dados do Informe Epidemiológico do Governo do Tocantins indicam que, de janeiro a outubro de 2024, o Estado registrou 3.833 casos de dengue. O número obtidos em decorrência da dengue chegam a 7.
Em comparação com 2023, houve um aumento de mais de 52% no número de casos confirmados. O ano anterior registrou 3.122 casos de dengue. Com o aumento das chuvas por todo o Tocantins, os números podem subir significativamente.
O boletim informa sobre os casos de Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela. Acesse pelo link.
Casos de dengue em Palmas
Em março, Palmas registrava dados alarmantes sobre possível risco de surto epidêmico.
A imagem abaixo dividiu a capital em 13 seções, classificando o Índice de Infestação Predial (IIP) por Aedes aegypti, o mosquito da dengue. Esse índice mede o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
A medição separa as divisões em:
- Menor que 1 — Baixo; Risco-Satisfatório.
- De 1 a 3,9 — Médio; Risco-Alerta.
- Maior que 3,9 — Alto; Risco-Surto de dengue.
Dentre as 13 divisões, 6 estavam em alto risco. Os indicies de dengue estão no site do Governo do Estado.
Combate à dengue
Devido ao crescente número de casos registrados de dengue, o Governo Federal, junto com o Estadual e Municipal, promove diversas ações de combate a proliferação e disseminação do Aedes aegypti.
As diretrizes elaboradas pelo Governo Federal classifica o combate à dengue como complexo por inúmeros motivos. Dessa forma, criaram grupos de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE), para combates locais mais eficientes.
Os Governos Municipais elaboram combates com visões ainda mais locais. Um exemplo disso é o Mutirão de Limpeza e Combate à Dengue da prefeitura de Gurupi. Na próxima quinta-feira (28), o Mutirão chega ao Setor Campo Bello da cidade.
A ação terá início às 7h30 e contará com ação dos Agentes de Combate às Endemias. As principais ações serão vistorias das propriedades e orientações sobre formas eficazes de eliminar criadouros do mosquito.
Os moradores recebem convites para participarem da limpeza de entulhos que ajudam a proliferação do Aedes aegypti, como colchões, sofás velhos e outros tipos de lixo.
O combate individual à dengue também é muito efetivo. Evitar fontes de água paradas, despejo de entulho ou lixo em locais inapropriados são ações simples e eficazes para evitar que o mosquito da dengue se multiplique.