A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou na última segunda-feira (2) na praça Orleir Cameli a Campanha Dezembro Vermelho, voltada para a prevenção da AIDS, HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Em 2024, o estado do Acre registrou um aumento de quase 12% nos casos de HIV entre adultos. Além disso, Rio Branco ocupa a liderança no ranking.

No evento, equipes de saúde realizam testes rápidos para HIV, hepatites B e C, e sífilis. O vendedor ambulante Francisco Silva da Conceição, ao passar pelo local, aproveitou a oportunidade para realizar os exames.

“É muito bom, porque nos ajuda a prevenir doenças. Com o exame, a gente sabe qual a condição e pode iniciar o tratamento”, afirmou.

Atualmente, o município registra 109 pessoas diagnosticadas com HIV, sendo 9 casos confirmados em 2024. De acordo com o secretário de Saúde, Áureo Neto, a campanha será expandida para escolas, bares e outros pontos da cidade, a fim de ampliar a conscientização e evitar novos diagnósticos.

“A Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul com a Secretaria Municipal de Saúde vem investindo muito em prevenção à saúde dos municípios. Fazemos os testes rápidos e acompanhamos os casos. Vamos também estar com essa campanha nas escolas, nos bares, em casas noturnas e outros locais, conscientizando a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e os riscos da doença”, explicou.

Serviço de Atendimento Especializado de Cruzeiro do Sul

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Cruzeiro do Sul oferece suporte tanto para prevenção do HIV quanto para o tratamento dos casos diagnosticados. A unidade disponibiliza dois medicamentos: a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV.

Profissionais da saúde indicam a PEP após situações de possível exposição ao HIV, como relações sexuais desprotegidas ou acidentes ocupacionais. Por outro lado, o paciente deve utilizar a PrEP antes da exposição, oferecendo proteção para indivíduos em alto risco de infecção.

Os medicamentos estão disponíveis no SAE, ao lado do Centro do Agricultor, e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Unidade da 25 de Agosto.